Palestrantes
Este será um encontro verdadeiramente especial, onde vozes visionárias de diversas áreas do conhecimento se reunirão para celebrar a riqueza única da Amazônia e sua interconexão com o nosso planeta.
Claudelice Silva Santos
Ativista protetora da floresta
Claudelice perdeu o irmão, Zé Claudio Ribeiro, e a cunhada, Maria do Espírito Santo, para a ganância de quem queria derrubar as magníficas castanheiras que eles protegiam. Treze anos depois de seu irmão subir ao palco do TEDxAmazônia e denunciar as ameaças de morte que vinha recebendo – infelizmente cumpridas –, ela volta a Manaus para contar seu plano para proteger a vida dos defensores da floresta, que afinal são defensores do mundo inteiro.
Bitaté Uru Eu Wau Wau
Comunicador
Bitaté tornou-se conhecido por liderar muito jovem uma expedição para denunciar invasores nas terras demarcadas de seu povo, os Uru Eu Wau Wau, história contada no filme “O Território”. Vive na aldeia Jamari, na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, na floresta amazônica, em Rondônia. Liderança do povo Jupaú, é também fotógrafo e comunicador da Mídia Índia e do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia.
Ana Carla Bruno
Antropóloga
Ana Carla foi ao Arizona doutorar-se em antropologia linguística, área multidisciplinar que estuda o cruzamento entre língua e cultura. Sua pesquisa é nas periferias das cidades amazônicas, onde ela estuda a imensa transformação cultural que está ocorrendo no Brasil enquanto indígenas em fuga da pobreza, da fome, da doença, da violência e da perda do território migram para as periferias das cidades. Observa de perto a violência da perda das culturas e do desaparecimento de idiomas – e também a resistência a esses movimentos.
Dror Benshetrit
Arquiteto futurista
Artista, designer e inventor baseado em Nova York, Dror sonha com cidades que crescem como se fossem sistemas naturais, sem desperdício, sem ruído, sem sujeira, onde tudo nutre tudo. Para isso, criou o Supernature Labs, um laboratório de pesquisa que se dedica a engendrar uma nova lógica para os espaços urbanos, com cidades que, em vez de se organizarem sobre grades, germinam como se tivessem células. O resultado é deslumbrante.
Francisco Oro Waram
Vereador pelos direitos da natureza
O vereador Francisco Oro Waram, de Guajará Mirim, Rondônia, que é indígena, aprovou os dois primeiros projetos de lei do Brasil a garantir direitos à natureza, que assim passa a receber proteção da lei como se fosse uma pessoa. O primeiro projeto institui os direitos da natureza na lei orgânica do município. O segundo reconhece o rio Laje, que sustenta a vida na cidade, como portador de direitos. Nada mais justo.
Vanessa Hasson de Oliveira
Advogada por direitos da natureza
Essa advogada luta para que a natureza tenha seus direitos legais reconhecidos. Sua missão na vida é fortalecer o paradigma ecocêntrico em meio ao sistema antropocêntrico do Direito, prestando assessoria para o reconhecimento desses direitos na legislação brasileira. É autora do livro “Direitos da Natureza”, no qual defende que rios, montanhas e florestas, assim como o próprio planeta, merecem tanta proteção jurídica quanto eu e você.
Marina Silva
Ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima
Filha da floresta e sobrevivente da pobreza, Marina foi seringueira, empregada doméstica e professora, antes de ser reconhecida no mundo inteiro pela luta pela preservação da Amazônia. Única de sua comunidade a conseguir estudar, acabou tornando-se ministra do meio ambiente entre 2003 e 2008, e instituindo políticas de proteção à floresta que reduziram dramaticamente o desmatamento. Depois concorreu três vezes à presidência da República, defendendo um novo modelo produtivo para o Brasil, em harmonia com o planeta. Em 2023, reassumiu o mesmo ministério que já havia comandado, num governo de reconstrução.
Alana Manchineri
Liderança jovem
Lis Carolina Martínez
Refugiada
Bushe Matis
Gestor de Políticas Públicas
Marcela Bonfim
Fotógrafa
Lucinha Cabral
Cantora
Maickson Serrão (Pavulagem)
Creator, ribeirinho
Federico Pardo
Cineasta naturalista
Biólogo, cineasta e explorador da National Geographic, o colombiano Federico já ganhou dois prêmios Emmy por seu trabalho documental. Atualmente, dedica-se ao projeto Salvando Primatas, que busca conectar os colombianos com os macacos mais ameaçados do país e apoiar ações tangíveis de conservação. Vive entre a Colômbia, os Estados Unidos e onde seus projetos o levarem.
Pedro Vasconcelos
Virologista
Um dos infectologistas mais importantes de sua geração, Pedro Fernando da Costa Vasconcelos identificou mais de 100 novos vírus. Foi também coordenador da equipe do Instituto Evandro Chagas que demonstrou originalmente ao mundo que o zika vírus causa microcefalia e outras malformações congênitas. Ninguém melhor que ele para compreender o imenso risco de que surjam novas doenças, como o covid e a zika, que estamos correndo ao desmatar a floresta.
Dráulio Araújo
Físico Neurocientista
Thaís Kokama
Artista grafista
Francisco Bezerra, o Flecha
Mateiro
Izolena Garrido
Artesã e líder comunitária
Noemia Kazue Ishikawa
Micóloga
Descendente de japoneses, Noemia se apaixonou pelos fungos por influência do avô, que adorava cultivar cogumelos. Foi fazer seu doutorado na Universidade de Hokkaido, no Japão. Desde 2004, é pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus, onde lidera o grupo de pesquisas sobre cogumelos. Noemia é também uma disseminadora da ciência. Além de autora de artigos e livros científicos, é escritora de livros infanto-juvenis, como “Embaúba: uma árvore, muitas vidas” (2016) e “Brilhos na Floresta” (2019), e também explora sabores: é co-autora do livro “Ana amopö: cogumelos” e da “Enciclopédia dos Alimentos Yanomami”, vencedora do Prêmio Jabuti na categoria gastronomia em 2017.
Adnan Demachki
Ex-prefeito de Paragominas
Hannah Balieiro
Bióloga Socioambientalista
Luis Fernando Laranja
Empreendedor
Juliano Assunção
Economista de políticas de clima
Narubia Werreria
Liderança Artivista
Tom Matthews
Cientista Climático
Angela Mendes
Ativista Socioambiental
Celdo Braga
Compositor Natural
Beto Veríssimo
Engenheiro Agrônomo
Marcio Sztutman
Socioambientalista
Erika Berenguer
Cientista Climática
Hugo Jabini + Wanze Eduards
Direitos humanos & líder tribal
Wanze é um líder do povo Saamaka, uma comunidade de descendentes de escravizados em plena floresta amazônica do Suriname. Hugo, que também tem raízes na floresta, ajudou comunidades como a de Wanze a se organizar para lutar contra as violações de direitos humanos por parte de empresas de exploração madeireira. Juntos, eles alcançaram uma decisão histórica em favor dos povos indígenas e tradicionais, garantindo o controle da exploração de recursos em seus territórios. A vitória na justiça não foi só dos Saamaka, porque o precedente se estendeu a todos os povos da floresta do Suriname.
Txai Macedo
Indigenista e sertanista
Maial Kayapó
LIderança ativista
Elaíze Farias
Jornalista
Dona Nice
Quebradora de Coco Babaçu
Jander Manauara
Rapper, Ativista Comunitário
Valcléia Solidade
Quilombola Ambientalista
Francisco D’Elia
Geógrafo de sensoriamento remoto
Francisco é Geografo e lidar do grupo Bioverse, a primeira operação privada focada na entrega de inventário florestal não madeireiro como um serviço. Esse serviço atende à emergente bioeconomia de produtos florestais não madeireiros (PFNM) na Bacia Amazônica. Além de promover a eficiência, esses esforços fortalecem as cadeias de suprimento regionais e fortalecem as comunidades que ocupam o território.
Tainá Marajoara
Ativista alimentar
Vitória Pinheiro
Ativista Climática
Ativista climática, comunicadora e empreendedora trans da comunidade negra e indígena do Zumbi dos Palmares, na periferia de Manaus, Vitória é diretora da Palmares LAB Ação e do PerifaConnection. Primeira da sua família de ribeirinhos a chegar à universidade, foi delegada jovem do Brasil na COP26 e COP27 e atualmente é a Ponto Focal Regional para a Região da América Latina e Caribe (LAC) no CYCSC, uma constituinte oficial das Nações Unidas para comunidades sustentáveis que promove o envolvimento dos jovens na governança multilateral e em espaços de tomada de decisão. Também é Jovem Líder da Comissão Europeia em Clima e Energia.
Ellen Fernandes
Cantora
Valéria Paye Pereira
Cientista social
Originária da terra indígena Parque do Tumucumaque, entre Pará e Amapá, Valéria é cientista social e dirigente importante do movimento indígena. Foi responsável pela articulação do movimento indígena amazônico com as outras regiões do país e pelo diálogo com representantes do governo e dos outros poderes sediados em Brasília. Participou da fundação da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e da organização dos vários Acampamentos Terra Livre.
Vanda Witoto
Profissional de saúde
Laurent Troost
Arquiteto Urbanista
Expandir horizontes. Convergir histórias. Ecoar causas e unir vozes.
Com a aceleração das alterações climáticas e as ameaças ao bioma amazônico, é urgente retomar o diálogo e o foco para essa discussão. Por isso o TEDxAmazônia 2023 faz parte de uma iniciativa global do TED pelas mudanças climáticas.